Apartamento na planta – Possiveis Dúvidas

Que é vantajoso adquirir um imóvel na planta, disso não temos dúvidas. Mesmo tendo seu valor reajustado segundo a variação do INCC, ainda é possível obter uma economia de 20 a 30% em comparação com os imóveis já prontos e dependendo do local e do imóvel, ainda é possível que ele valorize cerca de 50% com a entrega das chaves.

Mesmo considerando todas essas vantagens, não é aconselhável fechar um investimento desse porte por impulso, é preciso parar e pensar sobre os seguintes itens:

Definir o seu perfil: Dependendo do empreendimento que vá investir, pode ser que demore 2/3 anos até a conclusão de todos os passos. Sendo assim, você precisa avaliar a necessidade da sua família e sua realidade financeira. Muitas vezes, vai ser preciso manter a sua casa atual e ainda pagar o financiamento do novo imóvel.

Analisar o histórico da construtora: Apesar do passado positivo de determinada construtora, isso não será o suficiente para termos 100% de certeza sobre a sua idoneidade, mas pode diminuir consideravelmente possíveis dores de cabeça. Se for viável, é válido até entrar em contato com moradores de outros empreendimentos dessa mesma construtora pra saber se houve atraso na obra, problemas com infraestrutura ou descumprimento de promessas. Além, de investigar se a empresa tem algum processo judicial ou reclamações no PROCON.

De olho nos documentos: Antes de mais nada, peça uma cópia do Memorial de Incorporação da Obra. Se, por uma acaso, o corretor vier com algum tipo de conversa, saia dessa. Levantar a a obra sem esse documento, é considerado crime. A Lei que dá embasamento à essa afirmação é a lei 4591, de 1964.

Melhor prevenir do que remediar: É aconselhável que você guarde TODOS os papéis ou registros escritos que receber referente à obra, desde folhetos promocionais até e-mails trocados. Tente, sempre que possível, fazer as perguntas sempre por escrito, pois caso aconteça alguma coisa, você terá esse histórico como garantia.

Tenha ciência do INCC e IGP-M: Depois de acertadas as parcelas que serão pagas durante a construção, tenha consciência de que todos os valores serão reajustados de acordo com o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), que afere a evolução dos custos de construções habitacionais até a entrega das chaves, posterior a essa data a correção é feita através do IGP-M (Índice Geral de Preço-Mercado).

Seja beneficiário do seguro: Leia atentamente o contrato firmado com as companhias de seguro. Esse tipo de contrato dá garantia no caso de inadimplência do comprador e de irregularidades por parte da administradora. Por conta disso, é preciso ficar bem atento às clausulas que determinam o beneficiário do contrato.

Anúncios

Deixe um comentário :D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s