INCC – O Monstro da Construção Civil?

Mensalmente recebo o boleto de pagamento da construtora referente ao imóvel da planta, pois enquanto eu não pego as chaves, o meu relacionamento é direto com a construtora. Ao receber os boletos, percebi que ele tinha o seu valor alterado todo mês. Com isso, fui correr atrás para saber um pouco mais sobre o que afetava essas alterações e se realmente é justo as construtoras cobrarem.

Pra início de conversa, é preciso saber o que é o INCC e no que ele afeta na compra do apartamento na planta.

Índice Nacional de Custo da Construção. Esse índice foi estabelecido pelo Governo para que os custos da construção acompanhe a inflação e engloba tanto a mão-de-obra quanto a variação no preço dos materiais. Ele foi criado após diversas quebras  financeiras das construtoras e promessas não cumpridas sobre as entregas do apartamento. Tendo isso em vista, o Governo passou a ser mais rígido e aplicar algumas penalidades nas construtoras e suas promessas e ao mesmo tempo estabeleceu o INCC, que serviu para assegurar as construtoras quanto à inflação. Resumindo: o INCC garante o poder de compra do seu dinheiro nas mãos das construtoras com o decorrer dos anos.

É preciso saber, também, que o INCC não afeta só o valor mensal das parcelas. Ele afeta as intermediárias, balões, entrega das chaves e o restante a ser financiado. :O

Tudo estaria OK se a renda da família conseguisse acompanhar proporcionalmente esse índice, mas infelizmente isso não acontece, até porque, tem períodos que ele sobe muito. É possível ver alguns casos em que a dívida atualizada pelo INCC conseguiu superar o valor atual do imóvel.

Por isso, quando formos fazer o planejamento financeiro acerca da compra do imóvel, é preciso levar em consideração esse índice. O problema é que muitas das vezes, quando vamos fechar o negócio, não temos conhecimento sobre o assunto e o vendedor dificilmente vai maximizar o riscos falando sobre ele.

Pra quem quiser saber como calcular o a prestação após a correção do INCC, segue o cálculo:

Foi fechado o contrato do empreendimento no valor de R$ 200.000,00, sem nenhuma entrada. Pois bem, sabendo que o INCC do mês de maio de 2014 era de 2,05%, vamos ver qual seria o valor atualizado da sua dívida: é só pegar os 200.000,00 e multiplicar pela taxa que nesse caso é 0,0205 (só dividir 2,05 por 100), feito isso, teríamos um valor de R$ 4.100,00. Sendo assim, sua dívida seria de 204.100,00.

Vamos supor que tenha sido contratado em uma parcela mensal de R$ 2.000,00. Com isso, a sua dívida passaria de R$ 204.100,00 para R$ 202.100,00. Ainda assim continuaria maior do que o valor inicialmente acordado.

No mês de junho, o INCC estava atingindo 0,66%. Dessa forma, temos que pegar o restante da sua dívida R$ 202.100,00 e multiplicar por 0,0066. Resultaria em R$ 1.333,86. Compondo um valor total de dívida de R$ 205.433,86.

Ou seja, no mês de agosto você vai pagar mais R$ 2.000,00 de parcela e ainda assim a sua dívida ainda vai ser maior do que valor atual imóvel. Por isso é imprescindível um planejamento e ficar atento aos valores baixos das parcelas, pois quanto menor o valor da parcela, mais chances você terá de cair em uma dívida bola de neve, onde você paga a parcela mensal e não consegue amortizar o valor do imóvel.

Pra tentar atenuar um pouco o prejuízo causado pelo INCC, é recomendado adiantar as parcelas no mês de junho pra fugir do pico anual da taxa. Explicando melhor: o pagamento do salário dos empregados tem um grande peso na flutuação dessa taxa. No mês de maio por exemplo, tem o dissídio em São Paulo e isso afeta diretamente. Aí você deve estar pensando: ué, eu não deveria adiantar as parcelas antes de maio então? Não, porque o INCC é aplicado com dois meses de defasagem. Ou seja, a taxa calculada no mês de abril, só vai ser aplicado em junho. A taxa calculada em maio, será aplicada em julho.

Como exemplo, trouxe a variação da taxa nessa ano de 2014.

Taxa INCC
Em janeiro era 0,88%, fevereiro 0,33%, março 0,28%, abirl 0,88% e maio com 2,05%. Por isso quanto maior o valor que você conseguir antecipar pra antes de julho, melhor, pois menor será o valor que vai ser atualizado por essa taxa tão alta.

Acho que “resumidamente” é esse o peso do INCC na compra do apartamento na planta.

Se alguém souber mais alguma coisa sobre o assunto e quiser acrescentar, é só deixar aí nos comentários.

 

5 comentários sobre “INCC – O Monstro da Construção Civil?

  1. Fernanda disse:

    Vi seu post no surpresa para namorados, passei para conhecer seu blog. Digo, que me identifiquei MTO! Meu noivo e eu, também compramos um apartamento na planta, estamos passando pela mesma situação de INCC, levamos um susto qndo descobrimos que era mais um valor a ser pago. Qndo se conversa com os corretores, os valores passados são bem diferentes, tudo parece fácil, mas qndo se fecha com a caixa, o papo é outro ! Além do INCC, temos as parcelas com a construtora, intermediárias e um tal de pró soluto.

    Fui pesquisar o que é correto e o que não é, fiquei animada, pois nosso advogado, nos deu certeza que estão cobrando juros abusivos, e pegaremos um valor já pago de volta.!

    Antes de comprar o apartamento, achava q valia e MTO comprar na planta, hoje já tenho minhas duvidas.
    Parabéns pelo post no blog surpresa para namorados. E parabens pelo seu blog ja está add no favoritos.
    bj

    • Oi, Fernanda! Pois é, antes de comprarmos o ape na planta, achavamos que era a vantagem do ano. Mas agora, parando pra ver todos os detalhes, já não é tão vantajoso assim. Talvez, fosse melhor comprar um seminovo, sei lá.

      Ah, que bom que vocês vão conseguir ser ressarcidos de alguma forma. Acho que vou dar mais uma lida no meu contrato e ver se eles estão fazendo tudo direitinho. Tem que ficar de olho mesmo, pois como não é um assunto que todo mundo tem muito domínio, eles aproveitam para tirar vantagem.

      Vocês já pegaram as chaves? Porque ainda tem um monte de coisa pra pagar na entrega das chaves, o Habite-se é um exemplo, vou até fazer um post sobre isso mais pra frente.

      • Fernanda disse:

        Não pegamos ainda. Nossa chave será entregue em Outubro! Compramos pelo plano minha casa, minha vida, foi passado, que não teremos que pagar NADA pela chave qndo pegar o apartamento, pq nesse plano estamos isentos.! MAS como cada dia é uma surpresa, já estamos aguardando.

        Não passaram nada para gente sobre o Habite -se, isso está no contrato de vocês? Eu acho tão injusto e bagunçado para conseguir adquirir um apartamento. Não sei no seu caso, mas meu noivo e eu, assinamos 3 contratos. Um pré contrato com a construtora, um oficial da construtora e um da caixa. No final das contas, a cada contrato assinado era um valor modificado. (sempre aumentando).

        Afinal de contas, não deveria estar claro tudo que teremos que pagar?Eu entendo, que cada ano, tem os reajustes, isso é aceitável, mas, a cada mês recebemos novos boletos, novas taxas, e nunca obedecem os valores de contrato ! Eu sempre brinco com as pessoas, comprar um apartamento com a caixa, é vender a alma para eles. Pq eles cobram o que querem, e nós pobres mortais em busca de uma casinha, para ter nossos filhos, nossa família, somos obrigados a aceitar!

        Vou ficar aguardando seu post com essas novas informações. Por favoooor não me venha com mais dividas… para pagar. kkkkkkkkkkkk. Qndo acho q tenho o dinheiro para começar a decorar o apartamento, a caixa me leva tudinho ! kkkkkk

        bj

  2. Fernanda, para o meu alívio, o habite-se também não faz parte do meu contrato, mas pelo que eu li, pode ocorrer casos do comprador arcar com esse custo.
    Em compensação, tem o ITBI e não sei aí onde você mora, mas o pessoal tem reclamado bastante da prefeitura daqui, por conta do valor que eles avaliam o imóvel.

    Não pense que todo o problema é só ligado à Caixa não… qualquer envolvimento com qualquer instituição financeira tende ser a mesma coisa.

    Também acho que deveria estar tudo muito bem explicado quando fechamos o contrato, mas infelizmente não é assim que acontece, muito pelo contrário… cada dia que passa, uma nova surpresa.

    Não vejo a hora dessa fase de construção passar e entregarem logo o apartamento, porque estou com um certo receio. Coloquei o nome da construtora e reclame aqui no google e o que não faltou foi reclamação, principalmente sobre a entrega das chaves. Teve empreendimento que demorou cerca de 2 anos após o período estimado para entregarem as chaves. :((

Deixe um comentário :D

